INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
O principal conceito do artigo em análise é óbvio, existe a necessidade de que os protagonistas do processo de ensino/aprendizagem (professores, alunos, monitor e direção) possuam forte vínculo, uma interação constante e multidirecional.
É fundamental que exista a interação entre os vários professores de um mesmo curso, pois entre muitas vantagens deve haver um consenso, uma distribuição de conteúdos entre as disciplinas de modo que uma de suporte a outra, a complementação entre disciplinas pode levar a uma aprendizagem significativa.
A interação professor/aluno seja ela com um aluno ou com todo o grupo, faz parte da mediação pedagógica, é fundamental, é uma atitude que faz do professor um facilitador, um motivador da aprendizagem, as formas de repasse de conteúdos, devem propiciar ao aluno possibilidades de relacioná-las, organizá-las, manipulá-las, debatê-las com alunos e professor (interaprendizagem), com a finalidade de construção de um conhecimento significativo, que possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos, que seja útil.
A mediação pedagógica exige uma parceria entre professor e aluno, que formam uma equipe, com objetivos, com atitude e comportamento compatível, para que isso seja possível é necessário um pacto entre professor e aluno, devemos dialogar, conhecer uns aos outros, conhecer as pretensões, definir interesses comuns, podemos também junto com os alunos organizar os conteúdos, escolher técnicas de ensino, de maneira que se possa integrar o conhecimento a pratica, é importante que o aluno sinta esse ambiente da interaprendizagem, que ele dê atenção aos seus colegas, levando em consideração as experiências dos outros.
O processo de avaliação deve ser revisto, sem tensão, é um processo bidirecional no caso do aluno, é necessário que leve em consideração o que realmente aprendeu, para motivá-lo a esforçar-se mais, no caso do professor a avaliação deve ser encarada como forma de autocrítica, a verificação dos métodos de ensino, e dependendo dos resultados a indispensável mudança dos referidos métodos.
Professor e aluno devem construir uma relação entre adultos, que deve ser estimulada pelo professor, em alguns momentos o aluno pode deixar a desejar nesse quesito, mas existe a necessidade de dialogo, a relação deve ser equilibrada, os obstáculos sejam eles quais forem, devem ser ultrapassados, o aluno deve ser levado a entender a inadequação de comportamento, ambos professor e aluno são capazes de assumir o processo de aprendizagem, o relacionamento adulto pode ser fortificado com a exposição dos objetivos,
centrando-se a aprendizagem de modo significativo, em áreas relevantes, priorizando o pensamento crítico com diversos pontos de vista, a fundamentação das informações repassadas é essencial para a construção do conhecimento.
O professor deve ter vínculo forte com a direção da instituição de ensino, o diretor é maior interessado no desenvolvimento da aprendizagem, ele também deve saber dos objetivos a serem alcançados, os resultados que vão sendo colhidos com o passar do tempo, pois dessa maneira, com a visão do diretor, será mais fácil conseguir recursos para atingir efetivamente os objetivos, ele precisa saber sobre os conteúdos, pois em caso de novas tendências do mercado de trabalho, pode ser necessária readequação do currículo.
O processo de aprendizagem é uma mudança, com pesquisas, trocas de experiências, idéias, que pode ocorrer entre alunos, nesse sentido o professor assume papel de mediador pedagógico, muitos alunos tem dificuldade de aprender com o professor, mas acabam entendendo as explicações de seus colegas, portanto devemos dar valor e estimular, criar atividades que propiciem o contato direto do conteúdo com grupos de alunos, estimular o debate, a resolução de problemas, formas de acrescentar novos conhecimentos com embasamento cientifico, relacionado ao curso e também que faça parte das pretensões dos alunos.
O monitor é figura relativamente pouco comum em salas de aula, as razões disso podem ser: a instituição que não propõe facilidades, ou o professor que não sabendo das finalidades prefere evitá-lo.
Nos casos de existência de um monitor em sala de aula, deve-se prestar atenção nas funções por ele desempenhadas, o monitor não é um secretario do professor, não é um fiscal, nem mesmo um assistente do professor, dessa maneira não pode contribuir para a um melhor relacionamento aluno/professor.
A função do monitor é fundamental no processo de aprendizagem, ele é um mediador que deve atuar na relação aluno/professor, deve colaborar com os alunos, ajudá-los a compreender o conteúdo repassado, incentivar a participação em atividades, detectando as dificuldades do aluno, e com isso tornar-se uma ponte de comunicação entre aluno/professor, melhorando junto com o professor as estratégias de ensino, adequando o programa de ensino a realidade dos alunos, dessa maneira o monitor será um elo, um colaborador no processo de aprendizagem, o monitor se desenvolverá na observação da ação pedagógica, e poderá apontar acertos e falhas com mais precisão e rapidez, mas para que isso ocorra, são necessárias algumas características no monitor: interesse pela disciplina, nível de colaboração
elevada, participar de um processo de aprendizagem quanto as suas funções, encontros com o professor para discussão da programação e avaliação de resultados obtidos, dessa maneira as relações de interaprendizagem ficarão fortalecidas entre os participantes do processo de ensino/aprendizagem, onde todos serão beneficiados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MASETTO, MARCOS TARCISO; Competência pedagógica do professor universitário. 1ª Ed. São Paulo: Summus, 2003;