AS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Um Coordenador Pedagógico tem muitas funções importantíssimas para um bom regimento de um Curso Superior.
Segundo a LDB (1996, Art. 43) A educação superior tem por finalidade: “Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”. Dessa forma existe a necessidade de constantes pesquisas, desenvolvimentos, inovações, e aplicações das inovações, para que a sociedade possa colher os ‘frutos’ do saber, um bom Coordenador deve procurar maneiras de possibilitar e estimular essa consciência, não somente nos alunos, mas também em outros professores do próprio curso e também de outros cursos da Instituição de Ensino, com isso pode-se fortalecer a interdisciplinaridade, as práticas acadêmicas, o pensamento reflexivo, gerando um ambiente de troca de conhecimentos. Para conseguir isso, o Coordenador Pedagógico deve contribuir para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do curso, também para o Projeto Político Institucional, além de ter papel de liderança deve ter habilidades de comunicação, ser mediador nas relações existentes entre Comunidade, Instituição de Ensino, Alunos, Professores, deve elucidar o papel do profissional a futuros alunos, por meio de visitas a Instituições de Ensino de nível Médio, e mídias locais efetuando o marketing do curso e da Instituição.
O Coordenador deve ser pesquisador, deve buscar as necessidades do mercado de trabalho, verificar o nível de desempenho de alunos egressos, para identificar possíveis falhas do processo Ensino-Aprendizagem, deve buscar a melhor e mais atual tecnologia, para manter atualizadas as práticas Educacionais, deve obedecer e exigir a obediência de leis que venham a interferir nas ações docentes, observar as condições ambientais internas e externas do curso e da Instituição de Ensino, deve fazer isso levando em conta as condições sociais, econômicas, éticas de todas as relações envolvidas, como a Comunidade onde a Instituição está inserida, a própria Instituição e priorizar a participação do aluno nesse processo.
O Coordenador deve gerir eficientemente suas funções administrativas, auxiliando a Instituição e alunos em todos os procedimentos, sejam eles administrativos ou pedagógicos.
Além de tudo isso são características desejáveis: alto poder de entrosamento, persuasão, comunicação, pontualidade, responsabilidade, disponibilidade e constante capacitação.
Segundo a LDB (1996, Art. 43) A educação superior tem por finalidade: “Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”. Dessa forma existe a necessidade de constantes pesquisas, desenvolvimentos, inovações, e aplicações das inovações, para que a sociedade possa colher os ‘frutos’ do saber, um bom Coordenador deve procurar maneiras de possibilitar e estimular essa consciência, não somente nos alunos, mas também em outros professores do próprio curso e também de outros cursos da Instituição de Ensino, com isso pode-se fortalecer a interdisciplinaridade, as práticas acadêmicas, o pensamento reflexivo, gerando um ambiente de troca de conhecimentos. Para conseguir isso, o Coordenador Pedagógico deve contribuir para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do curso, também para o Projeto Político Institucional, além de ter papel de liderança deve ter habilidades de comunicação, ser mediador nas relações existentes entre Comunidade, Instituição de Ensino, Alunos, Professores, deve elucidar o papel do profissional a futuros alunos, por meio de visitas a Instituições de Ensino de nível Médio, e mídias locais efetuando o marketing do curso e da Instituição.
O Coordenador deve ser pesquisador, deve buscar as necessidades do mercado de trabalho, verificar o nível de desempenho de alunos egressos, para identificar possíveis falhas do processo Ensino-Aprendizagem, deve buscar a melhor e mais atual tecnologia, para manter atualizadas as práticas Educacionais, deve obedecer e exigir a obediência de leis que venham a interferir nas ações docentes, observar as condições ambientais internas e externas do curso e da Instituição de Ensino, deve fazer isso levando em conta as condições sociais, econômicas, éticas de todas as relações envolvidas, como a Comunidade onde a Instituição está inserida, a própria Instituição e priorizar a participação do aluno nesse processo.
O Coordenador deve gerir eficientemente suas funções administrativas, auxiliando a Instituição e alunos em todos os procedimentos, sejam eles administrativos ou pedagógicos.
Além de tudo isso são características desejáveis: alto poder de entrosamento, persuasão, comunicação, pontualidade, responsabilidade, disponibilidade e constante capacitação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Presidência da Republica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 19 nov. 2009.